«A esmagadora maioria das 21136 doses de droga apreendidas pela PSP durante a operação ‘Final de Ano Lectivo’ foi encontrada em bairros sociais, situados nas imediações dos estabelecimentos de ensino. Em relação ao mesmo período de 2007, foramapreendidas mais 19 776 doses.»
Perante esta notícia que vamos fazer?
Criticar os adolescentes que deveriam ter 'tino'?Culpar os traficantes que deviam ser punidos? Barafestar contra a escola que deveria ter mais precaução?
Talvez não seja errado (de todo), mas porque é que o consumo de drogas por parte dos pré-adultos continua a aumentar? Qual é a verdadeira diferença significtiva que poderá ter causado isto?
Antigamente : Os filhos trabalhavam desde tenra idade
Tratavam os pais por você e não lhes faltavam ao respeito
Não tinham vontade própria nem era valorizada a sua opinião
Hoje: Os filhos estudam desde tenra idade e só conhecem o trabalhar com 2, 3 décadas de vida
Tratam os pais como querem, e dizem-lhes o que pensam.
A sua vontade conta e a sua opinião é aceite.
Numa palavra, não acho correcto os tempos do passado, não havia abertura entre família e penso que uma criança nunca diria :"Papá, adoro-te!".
Na actualidade existe uma crescente familiarização da nossa sociedade. A diferença está no estatuto. Pelo estatudo (ontem agricultores,hoje empresários) , os pais passam muito tempo fora de casa, pensam recompensar os seus filhos com objectos e dinheiro, a criança cresce sem ter um modelo de vida, sem ter quem lhe ensine o que se deve ou não fazer, não em palavras mas em acto.Os amigos (iguais ou piores que eles), falam que fazer isto e aquilo é 'dred' e não o fazer é 'cortes'.Nunca ninguém falou na enventualidade dos amigos não terem razão e, as influências e o ser 'cool' falam mais alto.
Ninguém pode dizer que são os tempos que correm que geram estas situações, mas sim as pessoas dos tempos que correm.